domingo, 22 de novembro de 2009

Resposta C- A Lenda de Macau


Resposta C

A LENDA DA DEUSA A-MA

Há muitos, muitos anos, o Rio das Pérolas era frequentado pelos pescadores da província de Fujian. Nesse tempo a pequena península da foz do Rio das Pérolas ainda não tinha habitantes.
Certo dia, quando um grupo de pescadores se preparava para embarcar, apareceu uma linda menina a pedir que a levassem com eles. Todos recusaram menos o dono de um junco que viajava com a sua família. Nessa tarde levantou-se um temporal medonho que arrastou as embarcações para o fundo do mar. Só se salvou o junco onde viajava a tal menina. Assim que os ventos amainaram, dirigiram-se a terra e desembarcaram numa baía muito acolhedora. Estavam exaustos, precisavam de recuperar, mas antes de mais nada trataram de agradecer aos deuses a sua boa sorte. Para grande espanto da família, a menina elevou-se nos ares e desapareceu num clarão de luz!
Os pescadores compreenderam então que se tratava da deusa A-Ma e apressaram-se a erguer-lhe um altar na praia. A partir dessa data passaram a frequentar a zona, chamando-lhe A-Ma-Gau – “Porto da Deusa A-Ma”. Alguns instalaram-se para viver e transformaram o altar num templo. Foi nessa altura que chegaram os portugueses e adaptaram o nome acrescentando-lhe algo de seu: “Povoação do nome da deusa A- Ma- Cau na China”. Com o tempo simplificou-se e ficou Macau, nome por que é designado para todo o mundo menos para a Chinaque continua a preferir Aomen ( ou Oumun, como é chamado no sul da China).

Sem comentários:

Enviar um comentário