domingo, 22 de novembro de 2009

Resposta F- Os Jesuítas


O PAPEL DOS JESUÍTAS no Oriente


Em 1573instalaram-se os 1ºs jesuítas em Macau. Construíram a Igreja e o Colégio de S. Paulo na colina mais alta da península. Mais tarde veio a tornar-se símbolo daquele território. Actualmente só existe a fachada porque o interior ardeu.
No colégio funcionava um seminário que preparava missionário vindos da Europa para irem espalhar a fé no Oriente. Ficaram famosos alguns missionários jesuítas que impressionaram os imperadores da China com os seus conhecimentos científicos. Assim, algumas das inovações científicas dos jesuítas foram o estabelecimento da ligação entre o calendário lunar chinês e o usado pelos europeus. Foi um passo importantíssimo dado que o calendário lunar não permitia estabelecer com rigor as estações do ano. Outra inovação foi a instalação de um óculo no Palácio da Pureza Celeste por um jesuíta que maravilhou as mulheres do Imperador - que uma rígida etiqueta proibia de sair à rua – puderam, então ver o que se passava para lá das muralhas do Palácio.
Estes missionários procuraram, sempre, integrar-se na sociedade chinesa tendo para isso aprendido a falar chinês, deixaram crescer longas barbas e adoptaram o traje de mandarim.

Sem comentários:

Enviar um comentário